Janeiro 2022
Clique nos títulos para ir direto para os posts
♻️ Promotion of circularity.
🌊 Reduction of plastic pollution.
⚡️ Mechanisms for the financing of the #ActionClimatic.
These are priorities for the Forum of Ministers and Ministers of the #environment, which meet today in Costa Rica.
O mês de janeiro de 2022, em Portugal continental, classificou-se como quente e muito seco (Fig. 1). O valor médio da temperatura média do ar, 9.65 °C, foi superior ao valor normal 1971-2000 (+ 0.84 °C), sendo o 5º janeiro mais quente desde 2000 (mais alto: 2016, 10.78 °C). Valores de temperatura média do ar superiores aos agora registados ocorreram em 20 % dos anos desde 1931
A diferença entre o aquecimento global médio de 1,5°C, 2°C ou 3-4°C pode parecer marginal. Mas, na verdade, esses aumentos de temperatura representam cenários muito diferentes para o futuro.
A frequência de desastres, a sobrevivência de plantas e animais, a propagação de doenças, a estabilidade de nosso sistema climático global e - por último - a possibilidade de a humanidade sobreviver neste planeta dependem desses poucos graus.
Ainda temos a possibilidade de cumprir a meta de 1,5°C do #AcordoDeParis.
Ainda podemos nos proteger dos piores impactos climáticos e começar a moldar um futuro mais saudável. Mas estamos nos aproximando rapidamente de pontos sem volta em relação ao clima.
As alterações climáticas têm trazido consequências para o território e "tem que se ir mais longe". O armazenamento de água nas bacias hidrográficas é "verdadeiramente dramática".
2021 é uma dos anos em que se registaram temperaturas recorde. Fogos florestais prolongados que afetaram Portugal, Espanha, e Grécia deveram-se ao clima seco e quente, prevendo-se a continuação da tendência de aquecimento global
As novas Orientações proporcionam o quadro para que as autoridades públicas apoiem os objetivos do Pacto Ecológico Europeu de forma eficiente e com um mínimo de distorções da concorrência.