Fevereiro 2023
Clique nos títulos para ir direto para os posts
Como os países em desenvolvimento deverão aumentar o número de veículos em 1 bilhão até 2050, o PNUMA está trabalhando para garantir que a expansão seja baseada em emissões baixas ou nulas.
As Alterações Climáticas já não são um fenómeno longínquo que afeta pessoas e locais distantes: estamos constantemente a sentir o seu impacto no nosso dia-a-dia, independentemente do local onde vivemos. Sabemos que se não agirmos agora em conjunto, amanhã pode ser muito tarde. Para além disso de assumirem dimensões globais, sabemos que os países com menores responsabilidades históricas têm sido os mais afetados e são os mais vulneráveis aos impactos destas, apresentando menor capacidade de resposta e adaptação.
O mês de fevereiro de 2023 em Portugal continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação (Figura 1). O valor médio da temperatura média do ar, 9.94 °C foi muito próximo do valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -0.04 °C.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática vão participar no que será a 8a edição do Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC). Este é um espaço popular de partilha de conhecimento e experiências, onde as participantes podem conhecer as lutas que enfrentamos, as pessoas que as travam e as soluções e caminhos por percorrer na luta pela Justiça Climática.
Os alunos do 2º ano do Curso de Interpretação e Animação Circenses, da Escola de Circo do Chapitô, apresentaram no dia 10 de Fevereiro de 2023, o espetáculo TOGETHER – a face humana das alterações climáticas, concebido no âmbito do projeto #ClimateOfChange.