Janeiro 2023
Clique nos títulos para ir direto para os posts
❎ Mito: O clima extremo não é influenciado pela mudança climática.
✅ Fato: A #MudançaClimática está causando padrões climáticos extremos devido ao aumento substancial das emissões de gases de efeito estufa ao longo dos anos
Precisamos de decisões mais incisivas sobre a mudança climática global.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), trabalha com os governos para cumprir os seus compromissos climáticos.
Aqui estão 5️⃣ desejos da agência da ONU para a ação climática em 2023.
Os recifes de coral são responsáveis por serviços de ecossistemas essenciais, tais como o fornecimento de alimentos, nutrientes e proteção costeira, que beneficiam milhões de pessoas.
As mudanças climáticas levam a alterações na distribuição dos recifes de corais, com espécies a deslocarem-se dentro dos trópicos ou para águas temperadas, em latitudes mais elevadas.
Se os recifes de coral desaparecerem, comunidades inteiras de vida selvagem marinha serão afetadas e, consequentemente, também as comunidades humanas. Por isso, é preciso #AgirAgora para #SalvarOsOceanos.
Há 6 anos, Moçambique sofreu bastante com o fenómeno climático El Niño. Cientistas alertam que em 2023 todo o planeta pode sofrer as consequências de um possível regresso do fenómeno e enfrentar temperaturas mais altas.
O mês de janeiro de 2023 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação (Figura 1). O valor médio da temperatura média do ar, 9.14 °C foi 0.33 °C acima do valor normal. Valores de temperatura média do ar superiores aos deste mês ocorreram em 30 % dos anos, desde 1931.
Como foi afetado pelas alterações climáticas? Esta é uma das perguntas do inquérito que a GlobeScan realizou em 31 países e que faz parte do relatório “Healthy & Sustainable Living 2022” publicado esta quinta-feira.
Nosso objetivo é capturar 15 milhões de toneladas de carbono por ano, ao mesmo tempo em que conservamos a biodiversidade, fazemos manejo sustentável de produtos florestais e capacitamos comunidades locais
Apesar do inverno no Hemisfério Norte, algumas regiões estão experimentando um clima mais ameno, atípico para essa época do ano.
Muitos países europeus, incluindo da Europa Central, registraram temperaturas acima de 20 °C. Além disso, recordes de temperatura nacionais e locais foram quebrados em vários países, da Espanha ao leste do continente, em dezembro e janeiro.
De certeza que já ouviste a frase “Ano Novo, vida nova”, mas é fácil perceber que é uma ideia idílica. A verdade é que a transição de 31 de dezembro para 1 de janeiro traz pouco mais do que esperança e, sejamos honestos, vários aumentos pouco apetecíveis. E se as alterações climáticas já eram uma questão em 2022, em 2023, não se espera nada muito diferente.