April 2022
Click on the link to go to the posts or news
A região do Chifre da África está sofrendo a pior seca e as temperaturas mais altas desde que os dados por satélite começaram a ser apurados.
O continente africano é responsável por 2%-3% do total global das emissões de gases que causam o efeito estufa, mas a região sofre os impactos mais pesados da #CriseClimática
A diferença entre 1,5ºC, 2ºC ou 3-4ºC de aquecimento global médio pode parecer pequena. Mas, na verdade, estes aumentos de temperatura representam um vasto e diferente cenário para o futuro.
A frequência de desastres, a sobrevivência de plantas e animais, a propagação de doenças, a estabilidade do nosso sistema climático global e - ultimamente - a possibilidade da humanidade sobreviver neste planeta dependem destes poucos graus.
Neste #DiaDaTerra, apelo diretamente a si:
Se vive numa grande cidade, zona rural ou num pequeno Estado insular;
Se investe na bolsa de valores:
Se preocupa com a justiça e com o futuro das nossas crianças.
Exija que a energia renovável seja introduzida agora, rapidamente e em escala.
Exija o fim da energia a carvão.
Exija o fim de todos os subsídios aos combustíveis fósseis.
As escolhas feitas agora pelos países farão ou quebrarão o compromisso de manter o aumento da temperatura a 1,5°C.
Aqui estão 8 motivos para provar que ainda há esperança para a #AçãoClimática:
Mais veículos elétricos no mundo 🏎
Redução do custo das tecnologias de baixas emissões💰
As Leis de Mitigação estão expandindo ⚖
A mudança ainda é possível para as emissões industriais 💨
As cidades podem incluir ainda mais áreas para caminhada 🚶♀
Medidas econômicas estão sendo implantadas 💸
As pessoas estão comprometidas e se importam ✊
A remoção de CO2 é essencial e possível 🏭
Fatores como as mudanças climáticas, perda da cobertura florestal e o tráfico ilegal de animais vêm contribuindo para uma maior exposição dos seres humanos a patógenos desconhecidos, que podem afetar tanto pessoas como criações animais. Ainda se investiga se a transmissão de COVID-19 pode estar associada ao tráfico de animais.
O PNUMA desenvolveu um plano de resposta à pandemia para promover a reconstrução mais eficiente ('Build Back Better', em inglês) e evitar novas ondas de contágio no futuro.
São ações que podem ajudar a reestruturar nossas economias e nossa relação com o meio ambiente, tornando as cidades pós-COVID mais resilientes e sustentáveis.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, lançou um novo relatório revelando que as emissões globais médias de gases de efeito estufa atingiram os níveis mais altos da história. No entanto, a taxa de crescimento diminuiu para 1,3% na década até 2019, dos 2,1% da década anterior.
O mês de abril de 2022, em Portugal continental, classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação (Fig. 1). O valor médio da temperatura média do ar, 13.38 °C, foi superior ao valor normal no período 1971-2000 (anomalia de + 0.23 °C). Valores de temperatura média do ar superiores aos agora registados ocorreram em 35 % dos anos desde 1931.